Sinuca MS

ENTREVISTAS

Carmelita Yumito

Carmelita, 4 vezes Campeã Brasileira de Sinuca, número 1 do ranking Paulista e Brasileiro, concedeu para o Sinuca MS uma entrevista que revela toda sua carreira.

Quando nasceu e em qual cidade / Estado?

Nasci em 15 de setembro de 1970, na cidade de Tauá, sertão do Ceará.

Quando começou a jogar sinuca e por quê? Quem te influenciou?

Comecei a jogar em 1985, quando vim para Guarulhos, meus irmãos gerenciavam um salão de snooker o (Hobby Time Snooker e Chopperia), onde passei atrabalhar como garçonete, no mesmo ano. Em um dia normal de trabalho, um cliente chamado Godofredo (in memorian) pediu para eu dar uma tacada e eu a executei com perfeição. Ele, admirado com a habilidade que viu em mim, aconselhou-me a treinar e a buscar mais conhecimento sobre sinuca, pois um dia haveria campeonatos femininos, e eu poderia ser campeã.

Quando se tornou profissional?

Apenas 11 anos depois, em 1996, que foi quando participei pela primeira vez de um campeonato oficial, que foi a primeira edição do campeonato Paulista de Sinuca Feminino, e venci. Antes de disso, eu participava de campeonatos em salões à nível de cliente, jogando contra os homens mesmo.

Quais os campeonatos que ganhou?

2 vezes Campeã da Copa Guarulhos;
2 vezes Campeã da Copa Ipê (SP);
Campeã da Copa Volkswagen;
Campeã do Paulistão Interclubes (quando representava o clube Círculo Militar de SP)
Campeão Campeonato de Verão do Miami Snooker;
Campeã da Copa Nacional de Goiânia;
5 vezes Campeã do Circuito Nacional Copas do Brasil;
9 vezes Campeã do Campeonato Paulista (1996, 2000, 2001, 2002, 2005, 2006, 2007, 2009 e 2010);
4 vezes Campeã do Campeonato Brasileiro (2002, 2004, 2009 e 2010).
Entre outros, que somam mais de 40 títulos de Campeã.
Sou 1ª colocada do ranking Paulista e 1ª colocada do ranking nacional Brasileiro.

Dentre os campeonatos que ganhou, qual o mais importante?

Creio que todos tenham a mesma importância, mas o Brasileiro de 2010 em Fortaleza foi muito especial. Por ser em minha terra natal, passava um filme em minha cabeça desde quando sai de lá, aquela era minha primeira competição no Ceará, e ali estava eu anciosa e de mãos geladas, quase sem concentração, posso afirmar que foi dificíl . Nunca imaginei voltar lá tanto tempo depois, para conquistar meu 4º título Brasileiro. Ver meu Pai, irmãos, amigos de infância assistindo os jogos, foi uma experiência que marcou muito a minha carreira.

Quais as principais dificuldades que encontrou na sua caminhada até se profissionalizar?

A maior dificuldade foi esperar tanto por uma competição na categoria feminina, tendo que jogar sempre entre homens. Cheguei a vencer um campeonato em que havia 32 participantes e apenas eu de mulher.

Vive apenas de sinuca?

Sim, trabalho apenas com sinuca. Atualmente dou aulas particulares e sou contratada pelo Pompéia Snooker Bar, para dar aula só para mulheres todas as quartas-feiras, das 20h à 24h. Essa parceria é uma forma de incentivar e aumentar o número de mulheres na sinuca.

Você já tem alunas participando do campeonato estadual?

Sim. Desde o ano passado, a categoria Prata continua acontecendo graças às minhas alunas. Acredito que muito em breve teremos grandes novidades no paulista feminino.

Tem algum outro hobby ou esporte favorito?

Adoro ouvir música, e não dispenso um videogame.

Tem alguma partida que você nunca vai esquecer? Se sim, qual e por quê?

Sim, a final do Paulista de 2005, porque aconteceu no mesmo dia em que minha mãe faleceu. Mesmo abalada emocionalmente, conquistei o título daquele ano.

Quais as dificuldades que a mulher enfrenta neste esporte?

Acontecem menos competições femininas, e quando um homem vai ver uma mulher jogando, fica meio cético de que ela pode ser habilidosa, mas quando vê isso na prática, fica admirado em dobro. Ganhei muitos fãs assim. hahahahahaha

Dentro da própria sinuca, treina em qual 'modalidade', regra brasileira? Inglesa? Qual a sua preferida?

Treino regra Inglesa, jogo a regra Nacional brasileira esporadicamente e sou fã do Pool Nine Ball.

Qual a sua opinião sobre a mesa de sinuca mais comum? A famosa "mesinha" que tem em todos os cantos do Brasil, joga também?

A mesinha de sinuca é a "várzea" da sinuca! Jogo sempre que posso, e duvido que exista um jogador profissional que nunca tenha jogado numa mesinha de boteco. O que eu não aprovo é o jogo apostado, mas jogar por diversão é uma delícia!

Qual a sua inspiração no esporte, no Brasil e fora do Brasil?

Dentro do Brasil: Rui Chapéu, Roberto Carlos (in memorian), Miguelzinho, Igor Figueiredo, e muitos outros. Internacional: Steve Davis, Mark Selby, Stephen Hendry, Dott, Murphy, e as incríveis Allison Fisher e Janet Lee.

Há pouco você esteve presente no Brazil Masters, que se realizou em Santa Catarina, e contou com a participação de grandes nomes da sinuca masculina. Como foi poder assistir de perto um jogo deles?

Foi o mais belos dos presentes de aniversário que já ganhei... Meu coração está em festa até hoje! Aproveitei para fazer como nos velhos tempos, em que observava os nossos grandes jogadores da época (Rui Chapéu e Cia)... Fiquei de olho em tudo, e em todos, e é lógico que trouxe como maior lembrança algumas novas técnicas para aprimorar-me ainda mais, e passar para meus alunos e alunas também. Foi fantástico!

Quero aproveitar a oportunidade para agradecer aos senhores Carlos e Neide Destro, proprietários do Pompéia Snooker Bar, por estarem me patrocinando nos campeonatos Paulista e Brasileiro 2011. Agradeço-lhes também pela parceria e pelo incentivo às novas praticantes do esporte. Para este ano temos algumas das alunas do Pompéia participando do Paulista e duas dessas alunas, Toshie Yumito e Wendy Kerr, irão participar do campeonato Brasileiro. Estou realmente feliz!!!

Obrigada pelo convite, estou muito feliz em poder passar para o seu público um pouco da minha história. Amo o que faço. Um grande abraço a todos os leitores!

Site do Pompéia Snooker Bar: www.pompeiasnookerbar.com.br

Facebook da Carmelita Yumito : http://www.facebook.com/profile.php?id=100000845155748&ref=ffl

Fotos

Carmelita Yumito e Steve Davis Carmelita Yumito e Rui Chapeu Carmelita Yumito jogando sinuca Carmelita Yumito Carmelita Yumito e Bebeto Sinuca

Vídeos com Carmelita Yumito


Carmelita no Programa Manhã Maior.


Jogada de apresentação por Carmelita

Nós do Sinuca MS curtimos muito a entrevista e a Carmelita. E você gostou? Clique no Curtir e vamos fazer o Brasil inteiro conhecer a Carmelita.

DESTAQUES

Fairplay a venda
Venda ou troca de Bilhar em Campo GRande
Bilhar São Jorge fecha as suas portas Sim
Dia 08/02/2013 ficará marcado para história da sinuca em Campo Grande
Sinuca um esporte de TODOS
Não tem classe para jogar sinuca, sinuca é um dos esportes mais praticados

OFERTAS

Giz Master azul

1 unidade

R$ 4 ,00

Comprar

Giz Master marron

1 unidade

R$ 6 ,00

Comprar

Dê sua sugestão para o sinucams

Sugestão

Envie sugestões ou reclamações para sempre melhorarmos o sinucams

Conheça o sinuca ms

Sugestão

Site para amantes deste esporte, muitas dicas, videos e jogos de sinuca.

Loja do sinuca ms

Loja Online

Encontre artigo e produtos para sinuca

Contato