Sinuca MS

NOVIDADES

14

Abr

Aulas de sinuca, ajuda? ou não?

Aulas de sinuca, ajuda? ou não? Você já notou que o aprendizado de determinados esportes exige obrigatoriamente a participação em aulas e que é muito difícil aprender certas atividades sem orientação. Imagine alguém praticando karatê ou judô sozinho, sem a supervisão de um mestre; escolinhas de futebol e de tênis já são uma mania Brasil afora e muito têm ajudado o desenvolvimento desses esportes; academias se proliferam a cada dia e a quantidade de opções que estão sendo incluídas cresce significativamente.

Há, no entanto, outras atividades esportivas em que é possível aprender sozinho. É o caso da natação, do basquete, etc. No entanto, o nadador que aprendeu sozinho, no mar ou em rios, quando entra em uma piscina é imediatamente reconhecido. Por mais que ele tenha resistência e fôlego seu desempenho esportivo sempre será limitado pela falta de técnica. Se ele não se aperfeiçoar tecnicamente nunca será um esportista de primeiro nível.

Agora você já notou como soa estranho aos ouvidos alguém falar - Estou fazendo aulas de sinuca! Parece falta do que fazer realmente - Quem é que você conhece que já fez "aulas de sinuca".

Pode parecer estranho também para a maioria, mas a sinuca é um esporte formalmente reconhecido pelo comitê olímpico internacional e aqui no Brasil pelo comitê desportivo brasileiro. Os questionamentos vêm da associação que geralmente é feita entre esporte e atividade física. No entanto, é importante lembrar que existem vários esportes reconhecidos mundialmente, que são disputados nas olimpíadas, e que não exigem preparo físico apurado, a saber: "tiro ao alvo", arco e flecha, etc.

A sinuca é um desses esportes, em que a técnica, a habilidade, a perícia, o raciocínio rápido e a estratégia são requisitos e habilidades fundamentais, motivo pelo qual aprender sozinho torna o aperfeiçoamento no esporte um processo muito mais demorado e obriga o atleta a observar, a entrar em uma fase de aprendizado baseado na "tentativa x erro", a buscar uma referência, a leitura, a pesquisa, enfim, o auto-aprendizado da sinuca, para que tenha sucesso, exige muito mais do atleta em termos de dedicação, tempo e vontade de aprender.

Sem dúvida nenhuma que as tecnologias de que dispomos atualmente tornam o auto-aprendizado cada vez mais fácil. Existem na Internet diversos sites com dicas, orientações, depoimentos, entrevistas com atletas campeões e até mesmo com aulas sobre o esporte. Há também vários livros educativos, vídeos e DVDs de treinamento, gravações de jogos realizados em campeonatos que muito auxiliam o aprendizado do esporte. Em linhas gerais, devido ao cenário atual não é impossível a uma pessoa iniciar o aprendizado da sinuca sozinho e se consagrar após alguns anos um campeão, mas o nível de comprometimento e de dedicação desse atleta será muito maior.

Apesar da vontade de se aperfeiçoar inerente ao ser humano, o que acontece é que a maioria das pessoas não dispõe de tempo suficiente para se dedicar ao esporte, não têm acesso aos recursos existentes (internet, DVDs, etc.) ou elegem outras prioridades e objetivos para o tempo disponível. Geralmente o que a maioria procura é apenas o aperfeiçoamento no esporte, de forma a poder disputar o campeonato interno de um clube ou a jogar melhor contra bons adversários.

Na sinuca, como em qualquer outro esporte de perícia, a busca de orientações de um atleta mais experiente por meio da participação em aulas é essencial para acelerar o aprendizado. A sinuca também possui fundamentos que devem ser exaustivamente praticados para que o atleta consolide o aprendizado e desenvolva, quem sabe, até mesmo um estilo próprio. Quem aprende sozinho normalmente adquire alguns vícios que são difíceis de abandonar depois. Na maioria das vezes, o atleta permanecerá para sempre com erros de postura, de manuseio do taco e de falta de habilidade que comprometerão o seu desempenho esportivo.

Sinuca é um esporte que exige técnica e não é possível se desenvolver sem essa qualidade. Todos os campeões mundiais desenvolvem, não apenas uma técnica apurada, mas um estilo próprio que serve de referência a todos. Aquisição de técnica e perícia leva tempo, dedicação e empenho. Para diminuir consideravelmente esse tempo de aprendizado é necessário receber orientações de atletas mais experientes.

Então, se você ouvir novamente a frase - "Estou fazendo aulas de sinuca!" e não ficar mais tão espantado, nosso objetivo já terá sido atingido, que é o de permitir que você reveja seu conceito e sua idéia pré-concebida sobre esta atividade tão amada pelos brasileiros, o esporte da "Sinuca".

Fonte: Artigo redigido por João Luiz Cardoso - Federação de Sinuca e Bilhar do Distrito Federal

Alexandre Montello

AUTOR: Alexandre Montello

Sócio-diretor da empresa Shape Web , amante de esporte e apaixonado por Sinuca, cresci na mesa de sinuca(e não é mentira rsrs) e moro em um Bilhar. Espero passar um pouco do que aprendi com meu pai que é profissional da sinuca.

DICAS DE SINUCA

Dica de sinuca: Dicas básicas de sinuca

Dicas básicas de sinuca
215748 visita(s) visitas

Ofertas

Giz Master azul

1 unidade

R$ 4 ,00

Comprar

Giz Master marron

1 unidade

R$ 6 ,00

Comprar

VÍDEOS

Dê sua sugestão para o sinucams

Sugestão

Envie sugestões ou reclamações para sempre melhorarmos o sinucams

Conheça o sinuca ms

Sugestão

Site para amantes deste esporte, muitas dicas, videos e jogos de sinuca.

Loja do sinuca ms

Loja Online

Encontre artigo e produtos para sinuca

Contato